O que estou lendo...


Esse post já começou com pura marmelada! Pra começar, eu estou reescrevendo-o inteiro, quando cliquei em "publicar" o Blogger fez o favor de não publicar nada e me fazer perder tudo que tinha escrito (e sim eu salvei antes, de nada adiantou).

Apesar de ser uma TAG do que estou lendo, eu já terminei esse livro... É que gostei tanto, mas tanto dele que não pude deixar de fazer essa TAG. Resenha me parece tão pouco para descrever tudo que sinto pelo livro, entendem?

♥ O que estou lendo?

A Idade da Razão, do Sartre


♥ Por qual motivo?


O senhor Sartre me deu uma bela olhada da minha coleção de clássicos na estante, numa noite em que eu estava bem tristonha e queria algumas palavras que me fizessem bem. Não sei se foi esse o efeito que tive com Sartre, não foi propriamente um soco mas também não ganhei nenhum abraço de consolação.


♥ Gênero literário:


Definitivamente é um romance, porém o livro é um pouco novela pela complexidade das tramas psicológicas e da variedade de personagens.


♥ Um trecho que exemplifique um pouco da história:



"Não quero, não quero envelhecer". No ano passado estava sossegado, nunca pensava nessas histórias bestas. Agora era sinistro, sentia sem cessar a mocidade escorregar-lhe entre os dedos. Até vinte e cinco anos. "Tenho ainda cinco na frente", pensou. "Depois estouro os miolos."

♥ Quem o livro me lembra?

Sartre é um pensador antes de um escritor de literatura, isso é bem claro em sua obra. Ele faz o leitor pensar de forma subjetiva a todo momento com seus personagens, por isso refleti bastante sobre minha própria vida. Lembrei também do meu namorado, no início do namoro, ele pensava bastante como o protagonista Mathiew. Também me remeteu algumas conversas com um amigo distante que faz Filosofia do Direito.

♥ Um trecho que me chamou a atenção:

Quanto à liberdade, não era recomendável analisá-la demasiado, porque a gente deixava então de ser livre.

♥ Do que mais gostei até agora...

Os assuntos abordados no livro são bem interessantes, tem uma discussão bem profunda sobre o sentido da liberdade e das escolhas que fazemos na vida. Sartre gosta de falar sobre a liberdade e até começarmos a refletir sobre ela, parece algo abstrato. Assim como a mocidade, outro assunto destrinchado de várias maneiras no livro.

♥ Algo aleatório que me fez lembrar do livro:

Novamente um livro me lembrou algum cantor. A Idade da Razão cita uma cantora que eu gosto muito e quase ninguém conhece: Marlene Dietrich. Marlene é uma cantora alemã (mas também canta em outros idiomas) que foi muito famosa na época da Segunda Guerra Mundial, época pouco depois que Sartre escreveu esse livro.


Espero que tenham gostado da Marlene Dietrich, é um tipo de música bem peculiar pela antiguidade mas eu gosto bastante.

Uma novidade é que todas as ilustrações dessa postagem são de minha autoria, vocês sabem que eu gosto muito de ilustrações e tenho tentando arriscar fazer as minhas também. Espero que tenham gostado :)

E vocês, já leram alguma obra do Sartre?

Até a próxima,



 

13 comentários :

  1. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o livro, mas parece super interessante. Estou numa fase de quase não ler, mas ter uma fila enorme de prioridades sabe? Quando acabar a listinha, vou procurar esse aí!

    Mil beijos,
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tinha visto essa tag, mas adorei!
    Pelo que você disse, o livro parece ser bom, gosto de ler livros mais reflexivos, que ficam divagando. hahaha
    Nunca li nenhum livro do Sartre, mas confesso que me atraiu e fiquei interessada.
    Gosteeei das ilustrações, você faz com qual programa?
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Feliz 2014, Liz! :D Estou de volta! hehehe

    Seu post me deixou bastante interessada nesse livro! Já ouvi falar desse escritor, mas nunca li nenhum livro dele. O tema é bem interessante, para nos fazer refletir.
    Com certeza irá para minha lista de 2014! ^^

    Beeijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro e tanto! Já coloquei na wish list!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de literatura. Gosto das histórias dos livros clássicos. Mas não gosto de ler livros clássicos. E só Deus sabe porque! Nos tempos de colégio amava quando a professora de literatura falava sobre obras que não estavam no cronograma das leituras obrigatórias e ela contava a história do livro, não tudo, mas a internet sempre pode fazer isso e falava sobre a vida do autor, o mundo no qual ele vivia, era simplesmente maravilhoso. Faz tanta falta!
    Mas um dia, ainda leio um clássico. Quem sabe.

    beijo, beijo!
    Goiabasays

    ResponderExcluir
  6. É um livro bastante interessante de se ler, Liz tem sorteio de 1 Decolônia de 580 ml da Kanitz participa, beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2014/01/sorteio-decolonia-acqua-kanitz.html

    ResponderExcluir
  7. Não o conhecia, alias de clássicos nunca li nada acredita?
    Achei super bacana..

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas parece ser ótimo!
    Adorei conhecer teu blog!
    Já tô seguindo!
    Beijô!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei de Sartre, comecei a fazer psicologia agora mas como mamãe é formada em filosofia sempre tive muito acesso a vários autores, inclusive livros dele, mas esse eu ainda não li, vou ver se incluo na minha lista de leitura desse ano ahahaha

    Beijo
    http://vidadesagitario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Liz e os seus clássicos. ♥
    Essas capinhas vermelhas são a sua cara! Hahahahah
    Quando eu vejo essas coisas filosóficas, me lembra instantaneamente de você, de verdade. :P

    Esse livro parece ser realmente muito bom! :D

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  11. Liz,

    Que gosto incrivelmente maravilhoso vc tem!!! AH vou por esse livro na minha lista de livrinhos a ler hehehehe
    FIquei super curiosa, e Sartre é mesmo um pensador e tanto estudei umas coisas dele em psicologia.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  12. Desde o tempo qe eu te conheço, você lê esses livros de capa vermelha de design clássico. Hahahah.
    Ok, a pergunta é meio óbvia e é bem capaz que eu saiba a resposta, mas eu TENHO que perguntar: É uma coleção? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    NÃO RESISTI, SORRY. <3

    Gata, realmente esse livro não te deu um abraço, mas também não te deu umas porradas. Não sei você, mas se eu lesse um livro assim, acho que ficaria um pouco deprê com a vida. D:

    Eu já falei que você é uma das minhas blogueiras exóticas?
    Cara, você tem um gosto mega peculiar! KKKKKKKKKKKKK, eu aprendo tanto contigo. ♥

    Saudade disso tudo aqui, ai. <33

    Beijinhos.
    www.minineko.org (siiim, eu troquei de url ♥ )

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita