A garota interrompida: Lisa Rowe


Todo mundo já deve ter ouvido falar do livro Garota Interrompida, que deu vida ao filme de sucesso com Winona Ryder e Angelina Jolie, certo?
Estou lendo esse livro para o Clube do Livro e, claro, resenha posterior (mais informações no final desse post).
A atriz Angelina Jolie ganhou o oscar de melhor atriz coadjuvante ao interpretar de maneira espetacular a personagem Lisa Rowe, nome fictício para uma das companheiras de internação de Susanna Kaysen, a escritora.
Minha intenção na coluna de história da vez era falar um pouco sobre a verdadeira Lisa Rowe, mas não há praticamente nenhuma informação sobre ela no google ou em alguma fonte impressa que não seja o livro Girl, Interrupted.
Bem, isso não me desmotivou  a passar pra vocês o que pude encontrar sobre ela:

♥ Analisando a personagem:
Lisa Rowe
17 anos
Diagnosticada com sociopatia

Seu nome pode ser uma abreviação para Melissa ou mesmo um apelido para Elizabeth, nunca saberemos. Ela é descrita como uma ex-viciada em heroína que praticamente não dorme, por isso possui olhos enormes com olheiras profundas.
Susanna, a escritora do livro, narra Lisa como uma garota de cabelos escuros, magricela e de pele amarelada. Muito longe do esteriótipo criado pela atriz Angelina Jolie.

Lisa possuía uma personalidade forte e dominadora, abusava da perspicácia através de brincadeiras e comentários obscenos para conseguir tudo que queria. Tornou-se a líder do grupo de enfermas do hospital McLean devido a essas características e a sua habilidade de impor-se e defender-se sozinha.
Não possuía contato com a família, fora praticamente abandonada no hospital. No entanto, sabia jogar muito bem pela pouca idade, tinha até mesmo um advogado para fazer valer suas ameaças constantes.
Em entrevista Jolie diz que quando leu o livro, antes mesmo de pensar em atuar no filme, as partes que mais chamaram sua atenção foram as que Lisa aparecia: "Ela era a mais honesta em um ambiente que ninguém poderia ser."

A verdadeira Lisa, pelo pouco que consegui encontrar, saiu do hospital McLean apenas com 26 anos. Pareceu ter ficado bem, casou-se, tinha um trabalho estável e teve filhos. Encontrou-se com Susanna Kaysen após ter saído de casa com os filhos depois de um divórcio complicado.
Lisa Rowe não mostrou interesse em revelar-se aos fãs do livro ou teve uma opinião positiva sobre as gravações do filme, a verdade é que a personagem mais famosa de Garota Interrompida ganhou o oscar no anonimato.




Mais?
Confira abaixo o relato de Angelina Jolie sobre a personagem Lisa Rowe (em inglês)

O livro Garota Interrompida será foco de um debate literário aqui no Vitrô no novo projeto O Clube do Livro, que reunirá oito blogueiras para discutir uma mesma obra todo mês.
Vocês estarão livres para enviar perguntas, dúvidas e sugestões durante a discussão. A data ainda não está definida mas será logo no início de cada mês.
Não percam!

24 comentários :

  1. Não vi esse filme completo, sei la, nunca pegava desde o começo e ai não conseguia entender. Agora, quando passar de novo na tv, vou dar outra oportunidade! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Amo esse filme e não sabia que tinha saído de um livro, fiquei muito curiosa.E a ideia do clube do livro é ótima,vai ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido muito falar do livro, mas achei que era algo como "Eu, Christiane F." e acabei não dando tanta bola.
    Mas depois de ler a sua resenha, cheguei a conclusão que a Lisa está mais para Amy, de Garota Exemplar.
    Acho que vou procurar o livro para troca no Skoob e tentar achar o filme para assistir!
    (nem sei como esse filme passou em branco, já que eu adoro a Angelina Jolie e procuro ver todos os seus filmes!)

    ResponderExcluir
  4. Vou aproveitar a oportunidade para te indicar para a tag 7 pecados da leitura! Topas?

    Tá aqui o link:
    http://retalhosassimetricos.blogspot.com.br/2013/08/tag-7-pecados-capitais-da-leitura.html

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi o filme ou livro. Fiquei curiosa,vou dar uma pesquisadinha,afinal me interessei.

    dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Liz,
    Gostei do filme, e não sabia do livro e dessas diferenças.
    Fica a dica,para uma lista de leitura bem atrasada por aqui...
    bjs,ótimo dia!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Já faz um bom tempo que eu assisti esse filme e achei muito interessante as diferenças do livro com o filme!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse filme, mas me interessei bastante...
    Já tenho o que assistir esse final de semana, rs


    Parabéns

    Beijo
    Ana Carvalho
    http://popbatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero ler este livro, com essa resenha estou pulando de curiosidade... e um pouco de medo. Será que só eu senti calafrios com a descrição da Lisa? Tenho até mesmo medo de ver o filme... Enfim, quero ver e ler os dois!!

    Bjs
    http://paradise-of-madness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse filme é muito legal.
    Assisti algumas vezes,principalmente porque meu cantor e ator preferido está no filme :D

    Garotas Comuns

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia qe tinha filme!! :o
    Normalmente é o contrário. IUHSUHUAHSUIASHAIUH
    Oh! E é estrelado pela Anjelina. *-------------------------------*
    Ok, vou assistir só depois de terminar de ler o livro. u_u
    Mas vc qe já assistiu e está lendo o livro, tem alguma semelhança? :o
    Tomara que sim! *-*
    Eu vou começar a ler 'Garota, interrompida' depois qe eu terminar 'Um gato de rua chamado Bob'. Amor define. ♥

    Beijinhos. <33
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee Liz ^^
    Quero muuito ler esse filme, parece mesmo muito bom.
    Filme? Oi? Não sabia que tinha filme..kkk..
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar, mas não sabia muita coisa sobre o filme/livro. Parece bom (: e agora que eu já li todos os que tinha comprado, estou livre (eba!) para novas compras, haha!

    beijo, beijo!

    Goiabasays

    ResponderExcluir
  14. Eu amo esse filme! Quando eu soube que relançariam - finalmente - o livro, já fiz questão de comprá-lo, mas ainda não arranjei um tempo pra ler, hahaha, mas é tão maravilhoso, espero ler logo! Adorei essa resenha do filme, se eu não tivesse visto, com certeza seria o que me faria ver.
    Boa semana!
    www.literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. LIIIIIZ, eu comecei a ler e já separei a Lisa como a minha personagem favorita. *-----------*
    Pena que ela não é morena no filme também. Você sabe onde qe tem o filme pra baixar? Depois eu vou querer assistir. :D

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  16. Amo esse filme,amo a personagem Lisa apesar d toda a loucura e agressividade q fazem dela unica ela tem essa verdadeira posição sobre tdo,a maneira como ela domina as pessoas muitas vezes sem elas perceberem fazem de Lisa uma mulher extremamente forte,só agora comecei a ler o livro me encantei com a Lisa dos cinemas,mas pelo pouco q já li do livro a Lisa da biografia não deixa a desejar é tão fantastista como a do filme,amei o filme e acho q o livro vai entrar na minha coleção de favoritos tambem.

    ResponderExcluir
  17. ela casou e teve filhos??? NOSSA achei que ela fosse ficar lá para sempre, tadinha :( que bom sz e ela não parece tão nova nossa

    ResponderExcluir
  18. no filme a enfermeira fala que a Lisa estava lá já faziam 8 anos, mas então ela teria entrado com 9???

    ResponderExcluir
  19. Pra quem quiser o filme, deixo o link da versao dublada completa do filme de 1999 no website "www.ok.ru" [nao existe este filme comoleto dublado no youtube]:

    Ok.ru/35657091698

    Disponham e desde ja, grato pelo retorno. Tchau e ate a proxima ...

    ResponderExcluir
  20. O website "www.ok.ru" esta localizado na Russia. Esqueci de falar isso anteriormente ...

    ResponderExcluir
  21. Saiu do hospital? Sociopatia não tem cura!

    ResponderExcluir
  22. Assistindo pela segunda vez o filme, me veio na cabeça a dúvida se ela tinha melhorado. Fico muito feliz em saber o que aconteceu com a Lisa, sempre tive essa dúvida. Muito obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita