Cinema da vez: Capitão Philips (2013)



Título original: Captain Phillip
Direção: Paul Greengrass

Duração: 2h15 
Gênero: Drama e suspense
Sinopse: Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Logo no início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar. A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo.


Baseado na história real de Richard Philips, o filme Capitão Philips narra a trajetória do capitão do cargueiro americano Maersk Alabama que passou cinco dias de pura tensão como prisioneiro de piratas na costa africana. 
O roteiro é incrível, cumpre todas as promessas de suspense e tensão do início ao fim das suas mais de duas horas. Apesar do tamanho relativamente comprido, o filme prende do início ao fim juro de pé junto
A história começa quando a tripulação de Philips faz um trajeto rumo a Mombaça no Quênia, atravessando a costa africana. Desde o início o capitão se preocupa com a segurança da tripulação, quando percebe que alguns botes suspeitos se aproximam e o navio não possui armas para se defender, Philips alerta a segurança americana, porém já é tarde demais...

Quanto a atuação de Tom Hanks, só tenho um comentário a fazer: se esse cara não ganhar o oscar com essa atuação eu não sei mais o que é atuar.
Desculpem a expressão, mas puta que o pariu! Não via esse cara tão bem desde O Náufrago! Ele está genial, impecável! Claramente numa fase mais madura da carreira, é notável em seu desempenho o quanto ele estudou e foi capaz de encarnar este personagem de todas as formas humanamente possíveis. O aspecto físico de homem de meia idade comum foi um combo perfeito para esse papel.

É... Parece que os ares marítimos fazem bem a carreira de Tom Hanks, bons ventos irão render disso daí. Pode apostar!

O verdadeiro capitão Philips
O filme é baseado na autobiografia de Richard Philips. O capitão passou pela situação de cárcere durante cinco dias em abril de 2009 por piratas somalianos que obrigaram o marinheiro a entregar a embarcação.
O livro narra o desafio que o experiente capitão enfrentou para salvar sua tripulação e conseguir que os piratas deixassem o navio. Foi lançado no Brasil pela editora Íntrinseca com o título "Dever de Capitão", pode ser encontrado por apenas R$14.90 no site do Extra.

Uma questão social...
Apesar do filme ser americano e de toda a história real obviamente não terminar bem para os piratas somalianos, algumas cenas chamam a atenção para os problemas sociais sul africanos.
A questão da pirataria não é algo novo e está longe de terminar, a região da Somália possui o índice mais preocupante. Se levarmos em conta que a taxa de desemprego do lugar é de 60% fica fácil compreender porque a ilicitude atrai tantos jovens. 
O filme deixa bem claro que não há muitas opções de sobrevivência para os somalianos, é claro que a maneira rápida de conseguir fortuna (cerca de até 15 mil dólares por pirataria) atrai muitos. A média salarial na Somália é de míseros 100 dólares mensais, aponta o Centro de Políticas e Leis no Oceano da Universidade de Direito da Virgínia. 
Portanto, qual seria o maior crime? Quais são as pessoas realmente prejudicadas com essa situação? Países como a Suíça, que tem um dos maiores IDHs do mundo estão fechando penitenciárias enquanto no continente africano a situação só se agrava. Uma reflexão válida que esse filme deixou...
Sim, CINCO ESTRELAS ♥

Quem acompanha o blog sabe que eu praticamente nunca dou cinco estrelas a um filme/livro (esse é o primeiro) Portanto, acreditem, esse filme vale muitíssimo a pena!

Quem já assistiu, o que achou?
até a próxima,
 

17 comentários :

  1. Não vi ainda, mas fiquei morrendo de vontade de ver, ainda mais por ter um apelo grande, (ser um filme baseado em histórias reais).

    Quanto a desigualdade, acho que esse pode ser considerado como o maior pecado, pois é por causa dele que o ser humano faz tantas coisas prejudiciais aos outros e a si mesmo.

    :**

    ResponderExcluir
  2. Oi Liz,

    Eu achei bem interessante a história deste filme, justamente por causa desse triste realidade de pirataria... só que é um tipo de filme que não curto muito, mas arriscaria assisti-lo por causa do Tom Hanks, que é um excelente ator!

    E que interessante, nem sabia que tinha uma livro, apesar de saber que a história do filme é baseada em fatos reais.

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bella eu também desanimei com o trailer mas na hora de assistir fiquei apaixonada, tava até com sono no dia e acordei rs

      Excluir
  3. Não é bem o meu tipo de filme maaaaaaaaaaas, o que custa tentar?
    Já me surpreendi várias vezes assistindo à longas que eu jamais escolheria ver :3

    isabelefarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como a Isabela Farias disse, não é o meu tipo preferido de filme também, por ser muito longo, e por conter esse assunto que envolve a realidade e a desigualdade social dentre países desenvolvidos e os sul africanos, onde os problemas se agravam cada vez mais por falta de opção para os jovens atuais seguirem bons caminhos.
    A história do filme parece ser bem tensa também e pode ser até por isso que prende, né? Mas juro que vou tentar assistir, se você deu 5 estrelas, deve ser mesmo muito bom!
    E não deixa de mandar sua foto da estante lá no blog, hein?!

    Beijos ♥
    http://meianoiteequinze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece um assunto clichê mas foi desenvolvido maravilhosamente bem pelo diretor, só a atuação do Tom Hanks vale a pena!

      Excluir
  5. Uau, 5 estrelas?!
    Nossa, vou assistir com certeza!
    Agora que entrei de férias, estava mesmo procurando indicação para assistir filmes e ler livros! Já coloquei como o segundo da lista pra assistir! :D
    Beijos!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quando eu fui na livraria na ultima vez, eu vi esse livro lá só que não me interessei muito, as chances de eu ver o filme é maior. XD
    Realmente, a região da África é um tanto preocupando com relação aos atos ilegais, mas situações desesperadas geram medidas desesperadas e acho que é isso que acontece muito por lá.

    Gostei da sua resenha e do seu ponto crítico, Liz. :P

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Luh *-*
      Realmente a capa do livro é meio feinha né? Pelo menos no Brasil é a capa do filme, mais bonitinha, coloquei a internacional senão ia ficar idêntica a foto do pôster rs

      Excluir
  7. Oi Liz! Eu já te falei que sou apaixonada por esses ícones que você faz para as postagens?
    Sério, muito lindo e muito criativo!
    Eu adoro esse tipo de temática de Capitão Philips, ainda mais com um tema tão atual e preocupante como esse..
    Com certeza vou conferir o filme e deixar o livro nos meus desejados!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gosta, eu sou apaixonada com ilustrações e design e tento colocar um pouco disso aqui :)

      Excluir
  8. Oi Liz,
    Eu vi o trailer desse filme na televisão e desde então fiquei bastante curiosa para saber mais sobre ele(e ainda mais depois de ler o seu post rsrs).
    E parabéns por abordar a questão social(e triste) por trás de tudo isso.

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Para ter ganhado 5 estrelas da LIZ o filme tem que ser bom mas bom mesmo. hahaha' Não conhecia a história eu não sou muito de ver filme me prendo mas nas séries mas fiquei curiosa para assistir. Procurarei para baixar.
    Beijos


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs eu sou muito chata pra classificar as resenhas, muito exigente, confesso hehe

      Excluir
  10. Assisti ontem. Adirei, principalmente por já ter trabalho embarcado (plataformas de petróleo). Eu também já prestei serviços em embarcações da Maersk. Portanto, o filme foi bem real para mim. Retrataram perfeitamente a vida à bordo de uma embarcação Maersk. Excelente filme! RECOMENDO!

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita