Simplicidade e Dia dos Namorados


Sempre que vou escrever sobre alguma data especial procuro pesquisar sua origem histórica.
Gostaria de falar para vocês que o texto de hoje é sobre a origem do Dia dos Namorados, porém quando fui pesquisar a origem da data brasileira, me veio uma reflexão social bem maior.

Para quem não sabe, a data no Brasil foi criada por um publicitário! Sim, isso mesmo. João Dória criou um slogan dizendo que não só com beijos se prova o amor (ou seja, é movendo a economia capitalista e saindo de casa para comprar algo caro que você irá "provar seu amor")
Será mesmo? Para a maioria dos casais Dia dos Namorados é sinônimo de coisas caras, de gastar até R$300 ou mais com algo porque você tem que gastar, pois a sociedade te impõe esse gasto.

A prova de amor agora é comprar e ganhar algo substancial, fazer feliz quem é seu companheiro e está sempre ao seu lado tornou-se algo obsoleto nesta data. Mostrar que você gastou seu dinheiro e por isso "merece" algo em troca tem me parecido mais a razão do dia Dia dos Namorados.

É importante ter troca de presentes? É sim, não nego que seja um gesto lindo de carinho. Porém, isso não está nem um pouco relacionado a intensidade de amor, como o slogan publicitário prega.
Dória estudou como vender seus produtos, a real intenção do Dia dos Namorados é criar um dia especial, agradável, com a pessoa que você ama - mesmo que no Brasil não signifique isto, podemo fazê-lo assim.

Mais amor, por favor!

Sugestões meigas que você pode acrescentar ao presente ou aproveitar e criar um bom momento a dois com simplicidade e afeto.
Mensagens surpresas:
Essa brincadeira pode ser feita com as mensagens dentro do balão ou de fora, da forma ilustrada acima. Você pode escrever a mensagem que quiser dentro ou alguns passos para a pessoa seguir, depende da sua criatividade para a brincadeira. Há também quem pendure fotografias ou coloque pequenos presentes dentro dos balões.
 Outra ideia bem legal é escrever atrás de um quebra-cabeças uma mensagem, de forma que a pessoa só irá descobrir todo o texto se monta-lo.

 Para mim nunca pode faltar ideias que envolvam comida. Sempre achei lindo pessoas que servem café da manhã na cama, é algo muito atencioso e simples de se fazer.
 Quando pensamos em dia dos namorados sempre aparecem inspirações com formato de coração, não precisa ser nada sofisticado. Esse prato são apenas frutas cortadas com forminhas de coração e espetadas no palito, como também a salada abaixo.


Isso não significa que você não possa fazer algo simples se não tiver uma forma de coração, encontramos criatividade nos detalhes mais inusitados. 

Pequenos detalhes:
Se ater aos pequenos detalhes de uma noite especial as vezes é a melhor saída para quem não quer gastar muito mas deseja mostrar esforço e dedicação.
Veja como fazer esse enfeite aqui

Achei esse anel bem interessante e tive a ideia de coloca-lo como enfeite de guardanapos, é algo bem bonitinho e simples que vai encantar de duas maneiras.
As sobras das comidas nem sempre são para jogar fora, essa vela é feita com casca de laranja.
Veja como fazê-la aqui

Esta tenda é a minha favorita da seleção. É algo tão simples e bobo que se feito com criatividade e  afeto, pode ser mais romântico do que qualquer restaurante caro.



Já comprou o presente? Ainda dá tempo de fazer algo diferente, nem que seja um mimo bobo, como esse embrulho personalizado com corações.
E vocês, de qual gostaram mais?

27 comentários :

  1. Por isso que hoje eu sempre digo que datas assim são puramente comerciais, infelizmente. O pessoal tá mais preocupado com o que vai ganhar de presente do que qualquer outra coisa. Eu sou daquelas que gosta de demonstrações e quando tiver um namorado, quero que ele esteja totalmente ciente disso KKKKK AMEI as dicas de presente que você deu.

    Beijos,
    Monique Premazzi.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post !
    Esse é o problema do mundo capitalista !
    Em todas datas comemorativas é passado ao público que vc deve "comprar" um presente . As vezes esquecemos que um gesto de carinho , a intenção de fazer algo legal sem ser comercial , vale muito mais :)
    Bj linda

    Curta nossa fan page ;)
    www.facebook.com/pepperbijux

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicaaaas cara, aquela cabana de pano é linda mesmo! Como eu e meu namorado trabalhamos de dia e estudamos de noite nem vai dar pra fazer nada especial :(((
    E sobre o dia dos namorados ser uma data que interessa à economia é verdade mesmo, alias praticamente todas as datas comemorativas já viraram vitimas do capitalismo! Mas eu não tô nem aí, adoro receber e dar presentes nessas datas mesmo! :DD HAHA
    Te indiquei em uma tag lá no meu blog haha
    http://elisapazinato.blogspot.com.br/2013/06/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  4. Amei as idéias!
    Já tenho um presente mas o legal é fazer algo personalizado né?
    Bjos!

    http://bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Todos os anos eu tenho uma enorme vontade de postar no blog sobre essa data, mas me contenho. O dia dos namorados brasileiro era pra ser baseado ao Valentine days, dos EUA, onde eles comemoram o dia de São Valentim, conhecido como padroeiro do amor. Mas aí um comerciante brasileiro achou essa ideia interessante, porque ele via que lá fora se lucrava muito nessa época, aí ele decidiu criar o dia dos namorados, propositalmente um dia antes do dia de Santo antônio, usando como desculpa o fato de ele ser considerado o santo casamenteiro.
    Moral da história? Não há romantismo de uma data criada por um apaixonado, mas há comerciante querendo lucra.
    É uma época bonitinha com coraçõezinhos e a cidade toda vermelha e branca (bem Idas e vindas do amor, o filme. HAHA), mas a questão é que vc tem o ano inteiro para gastar dinheiro e provar seu amor para namorado (a). Por que se lembrar em um dia só e fazer todo esse ritual em um dia só?
    Acho que o amor merece mais, merece ser lembrado e exaltado todos os dias a cada segundo, a cada olhar, a cada abraço, a cada presente.
    Mas enfiiim, depois de meu "comentário-post", posso dizer que amei as ideias de presentes? HAHAHA
    O do anel escrito love foi o melhor.
    Beijooos, sua linda.

    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Fofas as sugestões, gostei dos balões com surpresa dentro e do quebra-cabeça.
    Vou apresentar esse post ao meu noivo.rsrsrsrs


    Beijoss
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oie concordo com vc!
    Sou casada e mantenho a tradição de fazer um jantarzinho a dois no dia dos namorados com meu esposo! Acho o máximo!

    bjs

    Queria ser básica, mas não sou!

    ResponderExcluir
  8. Oi Liz,
    Não gosto do enfoque comercial em data nenhuma...
    O pior dia para sair para jantar é amanhã.
    É impressionante como as pessoas ficam esperando mais de uma hora (duvido que seja menos) para jantar, muito romântico rs
    Acho legal comemorar, mas de uma maneira 'caseira' e com certeza mais especial.
    Nessa hora os detalhes - por menor que sejam - do feito à mão fazem diferença.
    Adorei a ideia de aproveitar o 'love' como anel para guardanapo.
    E a tenda ficou show mesmo!!!
    bjs

    Testei o link e para mim está ok.
    O download para impressão é pago :(

    ResponderExcluir
  9. lindas as imagens que vc selecionou e gostei de saber sobre a historia

    ResponderExcluir
  10. Ganhar presente é sempre uma delícia. Não pelo valor, mas pelo gesto, pelo cuidado que a pessoa teve... O problema é quando isso viram imposição! Prefiro ouvir palavras doces do meu namorado, do que ganhar um presente que seja.

    ResponderExcluir
  11. Que fofas as inspirações! Adorei... (:

    xx

    http://www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  12. Oii acho que o mais importante do dia dos namorados não é aquela coisa mecânica de comprar um presente e ponto e sim fazer reacender o namoro, a surpresa, o amor.. enfim.. usar essa data da melhor forma.
    Bjs, Bruna.
    http://moranguinhuemake.blogspot.com
    https://www.facebook.com/MoranguinhuEMake?fref=ts

    ResponderExcluir
  13. Essa ideia de juntar as metades do morango com chocolate é muito fofinha.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal!
    Do publicitário eu sabia. Aliás, várias datas são colocadas em meses diversos pra ajudar o lojista a aumentar as vendas.
    O quebra-cabeças já usei pra vários projetos, adoro!!!
    E gostei muito de voar aqui. Seu blog é lindo, amei o template de fundo.

    Abração e feliz dia.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Parabéns pelo senso crítico e pelo visual acolhedor do Blog!
    Concordo com as ideias do seu texto. O Dia dos Namorados é apenas mais uma data comercial como tantas outras onde gastar dinheiro é encarado como prova de amor.

    Nada contra presentear a namorada ou a mãe e demais pessoas queridas. Eu particularmente gosto de fazer isso, mas de uma maneira natural, sem essa pressão social imposta e auto imposta.

    E como você ressaltou bem, um presente não precisa ser algo industrializado comprado e embrulhado em uma loja. Pode ser um dia agradável repleto de surpresas lúdicas. Tudo de bom e até a próxima!
    Roger

    ResponderExcluir
  16. Opa...adorei a postagem! Não sabia dessas curiosidades e adorei.Acho que o amor ser prova todos os dias com pequenos gestos e não somente em uma data com presentes caros.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
    P.s.: Desculpe a demora em responder o comentário. Fiquei sem acesso á internet, mas agora já estou de volta! \o/

    ResponderExcluir
  17. Te indiquei para participar de uma TAG no meu blog.
    http://doceestante.blogspot.com.br/2013/06/selo-literario-este-blog-merece-um-beijo.html

    Beijoss
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu na verdade nem ligo pela data ser comercial, acho bacana ter um dia especial pra isso, ainda mais pra mim que sou super avoada, nunca ia lembrar de fazer o meu próprio dia dos namorados em outra data hahahah
    adorei as dicas de presentes <3

    ResponderExcluir
  19. Se eu tivesse um namorado, uma cartinha dizendo os sentimentos dele por mim ja seria o melhor presente do mundo. Acho essa data muito fofa, e coisas simples com certeza marcam bem mais do que ganhar um sapato de mais de 250 reais. Na minha opinião.
    Eu adorei o post, e as dicas de presentes também.
    Beijos ♥

    DearItGirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Infelizmente o Dia dos Namorados tem se tornado a cada ano que se passa uma data que enfatiza presentes caros e não o amor em si.Eu acredito que o amor verdadeiro é aquele que é nutrido todos os dias do ano(não somente no dia 12).
    Eu amei as inspirações do post,principalmente a tenda!!!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Amo o teu blog, segui segues de volta?
    Beijinhos!*
    http://chubby-buny.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  23. Adorei as ideias, flor! Concordo que a mais do significado e da intençao e carinho do que o presente em si. O meu namorado me deu um livro, que por si só já seria um presente maravilhoso, até porque ele se lembrou que disse que queria esse livro quando vi na livraria! Mas o que me tocou foi o fato dele ter me entregue o presente durante um piquenique. Olha que lindo *---*

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que lindo esse aneeeeeeeeellll!!! Eu amei! Vou copiarrr :D

    Pra mim o que você falou da comida é isso mesmo, hahaha, adoro! E tem que ter comida!

    :**

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei essas ideias! O dia dos namorados aqui em Portugal já foi em Fevereiro mas é sempre bom mimar o nosso amor por isso essas dicas vêm sempre em tempo :)

    ResponderExcluir
  26. O importante não é dar presente, e sim ESTAR presente <3


    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  27. Aiiin que lindos ♥ amei tuudo
    Queris uns docinhos desses ....rsrsrs
    Adorei o post, não conhecia a história do dia dos namorados..rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita