O blogueiro ctrl+c ctrl+v

Vira e mexe entro aqui e visito vários blogs e sites da internet. Sou curiosa e adoro ler o que as outras pessoas escrevem. Como uma estudiosa da área da comunicação e linguística, sempre acreditei que a melhor forma de aprimorar a escrita e até mesmo soltar a criatividade, é lendo e se atualizando sempre.

Hoje quis falar um pouco dessas visitas por um motivo que está me desagradando muito ultimante: as interações entre blogueiros e blogueiras na internet.
Percebo o quanto são extremamente difíceis as trocas verdadeiras, são poucos autores que se doam um pouquinho para ler ou compartilhar uma experiência sincera. As pessoas querem ser ouvidas e fazem de tudo para isso, mas se recusam a ouvir.

No começo, achava um pouco rude blogueiras que colocavam mensagens nos comentários como: "vou ignorar comentários pedindo pra seguir de volta" ou "seja criativo, tenho certeza que você pode escrever mais do que um Ctrl + C Ctrl + V" 
Hoje percebo que rude é a pessoa que visita meu espaço e sai escrevendo algo totalmente desconexo com o que está ali. Escrever três palavras só para receber um comentário de volta é de certa forma egoísmo e falta de cuidado com o outro. As vezes é cada coisa tão nada haver que a gente lê que só resta rir mesmo!

♥Vamos refletir: Se você não se interessa pelo conteúdo que está comentando, como espera que o autor se interesse pelo seu? 

Os blogs que acompanho e faço comentários são blogs que gosto de verdade, principalmente os que descubro. Há uns dias atrás eu fazia questão de retribuir cada comentário,  nem que seja para falar: "Muito obrigada por ter visitado, fiquei feliz que tenha se interessado."
Hoje, infelizmente, sei que não é legal fazer isso com todo mundo. Afinal, há tantos blogs excelentes por aí que merecem atenção e carinho sincero, por quê não mostrar isso para quem realmente faz por merecer? São esses os autores que criam o conteúdo pensando em seus leitores, com dedicação e zêlo e não só para "atualizar por atualizar." São pessoas que se interessam de verdade pelo seu conteúdo, que se identificam com ele.

 Minha proposta? Se conheçam, sejam abertos as ideias das outras pessoas. Acho que não devemos forçar para fingir interesse em algo que claramente não tem nada haver com nossa maneira de pensar e se expressar virtualmente.
Troque experiências, faça amizades e seja verdadeiros com tudo o que te cativa!

Quero agradecer a todas as pessoas que realmente acompanham o Vitrô, estejam certos que retribuo vocês porque o conteúdo é bom e a troca de experiência maravilhosa.

35 comentários :

  1. Pra ser sincera, eu também achava meio rude quando via aquele tipo de frase nas descrições dos comentários. Mas isso por que era nova na blogosfera, e não sabia o quão chato é quando alguém aparece sói pra dizer: "Interessante post. Seguindo, segue de volta?"
    Isso desanima qualquer um. Esse tipo de cometário deixa bem claro que a pessoa só está interessada em números, e não em conteúdo. Eu fico super feliz quando você aparece por lá, e interage mesmo, como se nos conhecêssemos há um bom tempo!
    Adoro o vitrô, e o jeito como se impõe e impõe as suas ideias!
    Beijos

    comalcooolico.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sou nova né? rs O blog fez um mês ontem!
      Ouhm que gracinha Ravena! <3
      Eu também tenho muito prazer em acompanhar o Coma Alcoólico, acho seu conteúdo sincero sem medo de se expôr a julgamentos. Gosto demais disso por que é algo suuuper difícil pra mim.

      Excluir
  2. Realmente Liz, é algo que carece em muito blogueiros. Fico muito chateada quando alguém publica algo no nos comentários e não tem o menor interesse pelo que escrevo. Sabe, no início eu também retribuía todos os comentários, até esses assim, para ver se a pessoa se interessava a partir do meu comentário. Mas descobri que são poucos os casos que funcionam, a maioria continuam a fazer a mesma coisa. Tudo isso pra quê? Para conseguir mais seguidores?
    Nada me adianta ter apenas seguidores, se ninguém fala algo de relevante para o meu blog. Tenho que aceitar isso, pois tem pessoas que são à favor desse tipo de atitude, fui até criticada uma fez por ser contra.
    Enfim, adorei o teu blog, parabéns!


    Tecido Doce
    Sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wendyel, primeiramente obrigada pela visita flor
      Nunca imaginei que alguém pudesse chegar ao ponto de ser criticada por isso, tudo que você falou é exatamente o que eu penso. De que valem números se não há interesse recíproco?
      Vou participar do sorteio ;)

      Excluir
  3. Lindo post! Todo mundo devia saber disso.
    Mais rude do que as frases assim, concordo que é esse tipo de comentário... Fico triste, acima de tudo. Até porquê, você SABE quando a pessoa não leu nada do que você escreveu e eu sempre me esforço para fazer posts.. Assim como qualquer um! Já me irritei com isso, já briguei, mas hoje só passa batido. Não vale a pena!
    Mas por outro lado, não tem NADA mais lindo do que ler um comentário gigantesco (ou nem tanto) de alguém que te entende, ou que apenas discorda de você, mas que mostra sinceridade. Amo. ♥

    Beijo, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente isso, não tem nada mais gostoso que ver que alguém se importou e retribuiu com dedicação o que você também fez com dedicação <3
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Obrigada Liz por ser tão correta e verdadeira! Realmente também não gosto de quem faz esse tipo de coisa que você citou, mas tento ser bem política e "sangue frio"...rs. Quando recebo esse tipo de comentário, vou lá no blog da pessoa e retribuo a visita, mas não passa disso! Fazer o que, né?

    Agora respondendo as suas perguntas:

    O meu layout é da Bluchic, http://www.bluchic.com/
    Amo os layouts deles, não são super baratos, mas são bem mais em conta do que mandar fazer um exclusivo para você, (tenho um amigo que trabalha com isso, mas não posso dizer que seja baratinho, https://www.facebook.com/padinnet), também adoro os da Caroline Moore, http://carolinethemes.com/ ou http://carolinemoore.net/, no site do wordpress tem alguns dela que são de graça, vale a pena dar uma olhada!

    Agora sobre os macarons:

    Quando postar no blog te aviso sim! Eu já comi, eles são bem parecidos com suspiros só que além da clara de ovo eles possuem amêndoas como ingrediente principal, e são a ultima sensação da patisserie Francesa, que é a confeitaria de lá, no comentário anterior eu escrevi que eles são fáceis de fazer e coloquei uma carinha assim, :s, mas na verdade faltou foi um NÃO na minha frase...rs, eu quis dizer que eles não são muito fáceis de fazer... (Não é que seja uma receita super elaborada e super difícil, a verdade é que ela é muito demorada e possui varias etapas que não podem ser puladas).

    Espero ter ajudado, beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Liz, eu te passei o facebook do meu amigo, mas ele tem um site: http://www.quedesign.com.br/

      :***

      Excluir
    3. Carla muito obrigada por todas as dicas! Vou te responder direitinho no seu blog ;)

      Excluir
  5. Concordo com tudo que foi dito, hoje na verdade é quase todo mundo mercenário, com isso a gente até desanima, todo mundo quer crescer e crescer sem se importar com o crescimento dos outros.
    Tomara que pelo menos 50% dos blogueiros aceitem esse seu pedido.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o retorno nos comentários já me surpreendeu e deixou feliz, pra ser sincera.

      Excluir
  6. Nossa, Liz! Parabéns pelo post!
    Muita coisa que estava engasgada na minha garganta, você expôs de uma forma muito legal e verdadeira... acontece exatamente isso que você citou. Exatamente!
    Sejamos verdadeiros!!!
    PS: Estou passando por uma situação parecida no meu blog. :/

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sinto muito Neriana que você também esteja passando por isso, mas que bom que entende exatamente. Escrever isso foi ao mesmo tempo um alívio e trouxe um retorno muito bom da parte das pessoas que se identificaram.

      Excluir
  7. Liz, te indiquei para responder uma tag no meu blog.
    Espero que goste! :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/05/ola-o-hoje-vamos-responder-uma-tag-que.html

    ResponderExcluir
  8. Mais um blog que visito e está falando tudo o que eu tenho vontade de falar lá no blog. Queria que várias blogueiras lesse este post, ra tomar um semancol né.
    Beijos ♥

    DearItGirl.blogspot.com.br (o blog mudou de url, mais continua sendo o It Girl *-* )

    ResponderExcluir
  9. Eu penso a mesma coisa que você escreveu neste post, é muito chato quem escreve esse tipo de coisa na descrição do comentário, parece que essas pessoas estão expressando seu mau-humor :s
    Eu adorei seu blog, não conhecia ainda! :)

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz que tenha gostado das peças da loja :D qualquer coisa, estamos à disposição!

    Sabe, eu comentava em alguns blogs antes do modo que tu falou "fico feliz que tenha gostado" mas hoje nem perco mais meu tempo com isso.
    Se eu vejo que o post não me interessou muito, eu simplesmente não comento e espero pelo próximo... melhor do que comentar uma coisa nada a ver.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que eu penso Gabi, a gente não deve forçar a barra em blogs que não interessam e não tem nada haver com a a gente também né?

      Excluir
  11. Eu retribuo todos os comentários do meu blog e faço questão que todos saibam disso. Pelo menos pra mim, é um forma de interagir com blogs e conhecer novos. Conheço muita gente que faz isso, porém, posso dizer do quão superficial as pessoas (alguns) são. Chegando ao ponto de apenas dizer um "Legal o post". Isso me irrita. Gosto de comentar mesmo em um post sobre o post. Exagero as vezes nos comentários ( como esse daqui) quando o assunto me interessa. Mas é muito chato vc doar seu tempo para ler e conhecer outro blog, enquanto vc prepara um post para as pessoas simplesmente fingirem que gosta, principalmente pra mim que AMO escrever.
    Falando nisso, vc gostou do fato de eu ser caloura de Biblioteconomia e eu amei o fato de vc fazer Jornalismo. Comecei meu blog há quase 3 anos nesse intuito, expressar me e treinar para o jornalismo, mas acabei desistindo, apesar de me considerar uma escritora amadora.
    A M E I SEU BLOG! Achei lindo tudo nele e vou ficar, tipo, MEGA feliz se vc me visitar outras vezes e eu vir aqui fazer uns comentários gigantes. Rsrsrsrs
    Beijoos e bom resto de fim de semana!
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Realmente, isso irrita bastante. Não acho que todo post precise de comentários grandes, tipo, eu sei que quando eu faço certos posts não vai ter muito o que comentar, por exemplo, sobre esmalte, se a pessoa nunca usou, não tem muito o que dizer, apenas que gostou da cor, que achou bonito, etc. O problema é que tem gente que nem isso faz, que comenta "gostei, segue meu blog?" ou pior, eu escrevo algo, a pessoa não lê, vai lá comentar dizendo algo totalmente contraditório; Uma vez fiz um post chamado "Minhas 10 mais recentes decepções" onde postei sobre produtos que não foram o que eu esperava, e para ilustrar o post, na primeira foto, coloquei a foto de uma lixeira com alguns efeitos e o titulo logo acima, acredita que teve uma que comentou bem assim "realmente, essa lixeira deve ter sido uma decepção" oi?kk Me indignei kk Adorei seu post, ficou ótimo demais!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  13. Acredito que, para muitas pessoas, a verdadeira 'essência' de ter um blog (ou seja, escrever sobre seu cotidiano) tenha sido um pouco esquecida (o que é uma pena). Tento ser sincera em todos os conteúdos que publico em meu blog, afinal, eu escrevo para mim, escrevo o que tenho vontade e não o que os outros esperam.
    Adorei sua sinceridade, e o autor do blog acaba percebendo quando o visitante não leu a postagem.

    PS: Adorei minha imagem de afiliada =D se tudo der certo (e espero que sim), essa semana eu publico a postagem sobre a nossa parceria ;) É bom saber que existem pessoas como você na blogsfera!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Liz, esse é um problema que acredito que sempre enfrentaremos. Existem alguns comentários que são tão desconectados com o post que as vezes me permito a não retribuir, porque me deixa imensamente mais feliz ter poucos leitores que de fato leiam e se identifiquem, do que ter muitos que na verdade só estão interessados que você seja mais um número no blog deles.
    Achei muito legal você falar disso por aqui!

    ResponderExcluir
  16. Opa....essa é uma questão muito chata que vejo sendo comentada em diversos blogs. O pior é que muitas pessoas não se tocam. È muito ruim escrever, gastar tempo e criar bom conteúdo quando sabemos que as pessoas não valorizam. Acredito que todos os blogueiros já passaram por isso e ainda passam. Felizmente temos os amigos de verdade que se preocupam em ler e deixar um comentário com conteúdo como a postagem,certo? Espero que a situação um dia mude, mas vejo que só piora.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente,amei o modo que você que abordou esse assunto.Isso já aconteceu comigo diversas vezes,e chega a ser frustante mais graças a Deus ainda existe uma "minoria" que se interessa pelo conteudo postado e é por ela que ainda temos animo para seguir em frente.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ah,sobre a sombra aqueles valores que eu te passei foram de lojas da internet que vendem maquiagens,mais eu já enviei um recadinho para eles (Koloss Make Up)perguntando o preço correto e assim que eu tiver retorno eu te aviso sem falta.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ótima ideia. Muitas pessoas não ligam para o conteúdo de outros blogs, somente para o seu próprio. Poxa tem tanta gente talentosa e legal na blogosfera, né? Eu por exemplo, adorei seu blog, é cheio de conteúdo e bem retrô.
    Beijos e boa semana <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Liz!
    Também sou jornalista. Me formei em 2011. Gostei bastante do que você escreveu. Sabe que eu nunca tinha pensado por este ponto de vista? Ele é bem verdadeiro. Parabéns pelo questionamento!
    Um beijo,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  21. Acho meio estranho a maneira como se dá a maioria das relações em blogs. Hoje em dia, principalmente, que as meninas querem muito, muito ter comentários e jabás, a coisa desandou. Quando comecei meu blog queria muito ter aceitação, me esforçava para postar todo dia e tal, depois fui deixando de lado isso e me importando mais em me divertir e satisfazer. Acho que a chave para as coisas serem melhores é justamente isso.

    ResponderExcluir
  22. Liz antes de mais nada muito obrigada por ter visitado o meu blog e ter comentado nele. Fico muito lisonjeada de ter leitoras tão carinhosas e inteligentes como você.
    Sobre o que você escreveu concordo com tudo! O que me incomoda, nem é o fato de alguns comentários serem curtos ou "sem dizer muita coisa", mas a falta de educação, essas "briguinhas de egos" e principalmente a falta de "noção" de muitas blogueiras. A internet esta ai p/isso mas bom senso é fundamental.

    bjos e boa semana
    Pri

    http://www.styledchicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Opa, é isso ae mesmo! Acabei de conhecer seu blog e dô de cara com um post sobre algo que me chateia pra caramba... Dá até desânimo quando vejo: "fulano comentou em tal postagem" aí eu vou lá ver, e a pessoa fala umas coisas nada a ver com nada e ainda quer q eu visite e siga ela.
    Fiz justamente um post rápido hj sobre isso. Hahah
    ;)

    Gostei daqui, bjuss

    ResponderExcluir
  24. Nossa adorei o post. E é bem isso mesmo, eu passo um tempão criando um conteúdo interessante para o meu blog e aí eu penso "como divulgar?" Criei uma fanpage e um dia entrei em um grupo de blogs (aliás foi nele que vi o seu), na esperança de divulgar as minhas publicações, o que é extremamente brochante! Eu acho um saco publicar lá e só receber comentários do tipo "me segue que eu sigo de volta", fico pensando: o que interessa são só números? Sim porque tentei ler o blog de muitas meninas lá, mas a grande maioria é bem ruim, super mal escrita, com erros esdrúxulos de português, posts superficiais sobre o nada, mas cheio de comentários e inscritos. Fico pensando, quantos desses seguidores realmente lêem o que elas escrevem? Ou melhor quantos deles lêem antes de escrever "adorei, passa lá no meu"?

    Enfim, eu realmente gostei do seu conteúdo =)

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita