Como escrever uma Resenha Crítica?

Large
Há um bom tempo quero escrever sobre este assunto. Vejo que muitas pessoas na internet tem dificuldade de escrever uma resenha, seja ela de um produto, de um filme ou mesmo de um livro. 
Alguns escrevem pouco mais que um parágrafo e dizem que é uma resenha, bem... não é.
Essa postagem não é para criticar, é claro que todo mundo é livre para escrever da maneira que bem entender, mas uma resenha crítica deve conter determinados elementos para ser considerada, de fato, uma resenha. 
Além do mais, vamos combinar que aprender alguma coisa nunca é demais. Por isso, logo abaixo vocês irão encontrar algumas dicas para ajudar quem deseja aprender.

 Identificando o objeto a ser resenhado:
Se for um livro, notícia ou  reportagem coloque os dados bibliográficos essenciais: como autor, editora, etc...

 Apresente o autor:
Escreva sobre o autor, diretor, marca de produto, etc
Não há necessidade de ser um texto longo, pode e deve ser bem curto. No caso de um autor escreva: quantos livros ele já publicou, se vendeu muito, se é seu primeiro livro e o que mais você considerar relevante. Se for copiar a descrição, por exemplo, no site da marca de um produto, é importante que você coloque entre aspas para mostrar que o texto não é de sua autoria.

 Agora apresente o objeto da resenha:
Forneça ao leitor, em poucas linhas, todo o conteúdo do texto a ser resenhado, como em uma sinopse (qual o tema tratado? Qual o problema discutido pelo autor? Qual a posição defendida pelo autor para a solução desse problema? Quais os argumentos centrais ou complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?).
Que tal enquadrar a obra – se for livro ou filme – em uma das escolas literárias (barroca, romântica, naturalista, realista, modernista ou contemporânea) ou mesmo falar rapidamente sobre a época da obra, se for algo de um tempo remoto ou que retrate uma época antiga, fale a respeito.
Isso também pode ser feito com uma resenha de produtos, há produtos que são clássicos e existem há décadas, que tal falar um pouco sobre isso?
 Descreva toda a estrutura:
No caso de um livro, escreva sobre a divisão dos capítulos, sobre o foco narrativo – personagens, ambiente, tempo, narrador. Se for um filme, você pode falar sobre alguns elementos peculiares como: imagem em preto e branco, narrativa linear ou não, se é um musical, etc

 Descreva o conteúdo do objeto:
Para enriquecer seu conteúdo, você pode usar até cinco parágrafos para resumir do que se trata o tema central da sua resenha. É claro que não é uma boa ideia para sites e blogs se estender dessa forma numa postagem, mas pode ser colocada em prática em trabalhos acadêmicos e reportagens.
 Não se esqueça de que a análise deve ser feita de forma crítica:
Se for resenhar um produto, por exemplo, não basta escrever somente o que o produto faz e como ele age, você deve narrar a sua opinião a respeito. Tudo isso deve ser dito depois de descrever o conteúdo e explicar do quê de fato se trata o tal produto.
Argumente contra ou a favor, dando explicações convincentes sobre cada opinião. Tente usar a opinião de outros críticos sobre o assunto (para isso, você terá de pesquisar em outras fontes. Para não ficar muito extenso, escreva mais ou menos assim: há quem afirme que o produto é maravilhoso, por isso, isso e isso. Há também aqueles que afirmam que ele causou alergias e não cumpriu o resultado prometido. Prefiro vê-lo como...).
A crítica (favorável ou contrária) não tem limites. Dê asas à sua imaginação sem esquecer de ser coerente com suas opiniões e explicar de forma clara os motivos dos seus argumentos. Afinal, serão eles que farão com que o leitor se decida se deseja ou não ler/assistir/comprar o objeto.
 Recomende ou não:
Escreva a que público se destina o objeto da resenha: a qual faixa etária, se vale a pena comprá-lo ou não.
Seja verdadeiro! Ter uma marca ou empresa como sua parceira não significa que você deva necessariamente gostar e recomendar tudo que ela te enviar.
Leitores desejam sinceridade para decidir se irão adquirir ou não determinado produto, dificilmente a marca também deseja que você dê falsos conselhos, não é bom para ninguém.
 Não cometa erros de português:
É muito desanimador ler qualquer coisa com erro ortográfico, mais grave ainda é errar o nome do objeto que está sendo resenhado. Preste atenção redobrada nessa dica!
Erros de português tiram muito a credibilidade do autor e, consequentemente, fazem o leitor se desinteressar pelo produto. Se você tem dificuldades com o português, baixe um programa corretor ortográfico ou escreva primeiro no Word para depois publicar em seu site.

Na próxima postagem farei uma resenha com algumas intervenções e dicas para ficar mais simples de visualizar na prática como escrever uma resenha crítica.
Qualquer dúvida, crítica, ou sugestão, sinta-se a vontade para entrar em contato através dos comentários abaixo.




Fonte: professora Marilza Verni Reis, graduada em Letras

38 comentários :

  1. Nossa amei suas dicas! Eu estava precisando mesmo de um post assim. Às vezes eu escrevo algumas resenhas mas ainda assim acho que falta alguma coisa... Já coloquei seu post nos meus favoritos

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
  2. Eu amei as dicas, todas que minha professora de redação me ensinou. Amo fazer resenhas, só não tenho postado muito no blog porque tem muitos blogs fazendo sempre do mesmo livro e fica uma chatice, só quando o livro é muito bom mesmo que eu escrevo sobre dizendo os prós e contras. Mas amo isso, é a parte jornalística de mim.
    Também não gosto do formato que alguns blogs usam, tipo, colocar a sinopse original e colocar a opinião depois. Gosto quando a pessoa escreve por si só e vai envolvendo a leitura. Caso contrário, se eu já sei sobre o livro, vou começar a ler da metade do post.
    Beeem, eles ainda vão te aceitar, eles nunca rejeitam ninguém e tenho certeza que vai te ajudar.
    E sério que vc desistiu de Direito? Rsrsr
    beijos
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Por acaso, no outro dia, tive mesmo de fazer uma resenha critica para portugues, e ficai totalmente á nora, agora sim, persebi como fazer uma como deve ser :))
    segui :))
    http://something-over.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Oi Liz, eu sou a Luany do blog November92, lembra? Adorei sua visitinha no meu blog e gostei mais ainda é que você me achou aleatoriamente. É muito amor. ♥

    Esse é o tipo de post que TODOS deveriam ler. De verdade. Já vi inúmeras "resenhas" com um único parágrafo. No Skoob tá cheio! AUIHAUSIHAUSIHAUSHUISHA
    Eu sou o tipo de pessoa que não sabe escrever pouco (acho que você já percebeu isso né? haha), então as minhas resenhas são enormes. Tá certo que não sou a melhor resenhista do mundo e tem algumas resenhas que nem eu mesma gosto, MAS elas também não são um horror de resenhas. IUASAIUHAUISAUISHUAS Confesso que tenho dificuldades com algumas, mas tudo bem. KK
    Eu realmente gostei desse post, de verdade! :D

    Seu blog é muito bonito, Liz! Voltarei aqui mais vezes, com certeza. :3

    www.november92.com

    ResponderExcluir
  5. Muito útil as dicas. Adorei o post e tenho certeza que vai ajudar muita gente. Eu particularmente não gosto de por informações como editora, gênero e etc. Estou pensando em mudar o estilo das minhas resenhas e acrescentar isso quando mudar de layout. Gosto de mudar tudo junto KKKKKKKKK É loucura da minha cabeça. Enfim, muito bom.

    Beijos,
    Monique Premazzi.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de todos os pontos que você levantou, mas gostei principalmente das duas ultimas dicas! Detesto, mas detesto de verdade quando dá para perceber que a pessoa só falou bem do produto pois a marca do mesmo é sua parceira, poxa vida, que coisa mais terrível e "queima filme" para a dona do blog!
    E outra coisa que detesto são erros grotescos, as vezes dá para entender que foi sem querer, tipo na hora de digitar, foi tão rápido que ao invés da pessoa clicar no m sem querer foi o n, mas até ai tá tudo beleza, o que não dá é aquela repetição exagerada, os erros gravíssimos ou as concordâncias sem sentido que tornam todo o texto chato e maçante! Me forço a ler até o final para poder formar uma opinião sobre o que a pessoa estava falando, mas faço mais por obrigação!

    Gosto de vir aqui, pois o conteúdo é muito bem pensado e escrito, e por favor, se algum dia tiver um errinho que seja nos meus posts, me avise, pois as vezes digito muito rápido e por falta de tempo não confiro antes de publicar...rs

    :**

    ResponderExcluir
  7. Esse post é maravilhoso, sei que vou voltar aqui mais vezes ler esse post. Tenho bastante dificuldade em fazer resenhas críticas, não para publicar no blog, mas para fazer trabalhos da faculdade mesmo HUAHUA.
    Você explicou tudo tão bonitinho, eu adorei!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do texto, são dicas realmente importantes! Realmente é muito desanimador ler um post com erros, até que em blog literário eu não vejo muitos, mas blogs de moda (nada contra) eu sempre vejo um errinho ou outro, as vezes alguns até cabulosos! Não custa nada escrever no word primeiro né?
    Também estou participando do amigo secreto, vim conhecer seu blog!
    Adorei! Estou seguindo!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Olá! Em primeiro lugar gostaria de agradecer sua visita e por estar seguindo meu blog!!
    Achei seu post bem interessante e concordo com tudo que você falou - principalmente com a parte que você diz que uma blogueira deve emitir uma informação verdadeira quando gostar ou não de um produto.
    Beijo grande.
    Seguindo de volta - curti a fan page também.
    http://moranguinhuemake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Passei pra visitar seu blog pela listinha do amigo oculto!
    Nossa, adorei o post! Muita gente escreve resenha como se fosse notinha de jornal, minúscula e sem o menor padrão!
    Assim, as pessoas aprendem um pouco como fazer um trabalho que infelizmente muita gente só faz por interesse...
    Tem post novo!
    Beijão
    Endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Liz, tudo bem?

    To participando do amigo oculto das blogueiras e aproveitei a listinha de blogs para conhecer alguns novos =D Parabéns pelo seu blog, ele é muito fofo! Então, meu blog costuma ter bastante resenha, mas cada livro eu faço de uma forma pq cada livro é uma emoção diferente, né? Normalmente os livros que eu mais gosto são os mais difíceis de resenhar, mas assim, apesar de todas as resenhas terem alguns elementos em comum do tipo: sinopse do livro, numero de páginas, nome do autor e uma parte para falar da diagramação, de resto não costumo seguir um padrão não =D Mas super concordo de que as resenhas devem ser opinativas. Afinal é isso que vai fazer a pessoa saber se o livro é bom ou não, certo?
    To te seguindo por aqui.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Liz!!!
    Estou participando do Amigo Oculto e passei aqui para conhecer o Blog, adorei o post, e já vou começar a fazer uma análise crítica nas resenhas que já postei no blog, é bom para termos uma ideia se estamos evoluindo ao não.
    Enfim, adorei conhecer seu cantinho... espero te ver no Coração de Tinta!!!
    Beijos
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Liz,
    Vim te conhecer.
    Muito bacana o conteúdo do seu post.
    É o que esperamos com uma resenha.
    Sinceridade acima de tudo,algumas pessoas aproveitam a 'oportunidade' da resenha, simplesmente para fazer propaganda de determinado produto, o que acaba se tornando uma opinião duvidosa.
    As vezes isso fica bem nítido!
    Disse tudo!

    Bem, a almofada parece fácil rs
    Acho que aquele bloco é um dos mais fáceis do patchwork, e fica lindo, com um ótima combinação de tecidos e cores.
    Espero que se inspire bastante por lá, não faltam amigas arteiras e talentosas por perto!

    bjs, seja bem-vinda!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Oi estou passeando pela lista de blogs do amigo secreto e já estou te seguindo.
    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Demais, Liz!
    Adorei tua iniciativa de compartilhar essas informações no blog!
    Quando se trata de resenhas em blogs infelizmente não podemos introduzir todas as dicas, mas acho muito válido vermos o que se aplica a determinado livro ou maquiagem, por exemplo, e escolhermos o que compartilhar, sempre pensando nas informações fundamentais!

    Beijinhos!
    blogdaruiva

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Conheci o seu blog pelo Amigo secreto.
    Já estou seguindo.
    Parabéns pelo blog.
    Beijinhos.

    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii.
    Sou do grupo Amigo Secreto.
    Amei suas dicas.
    Confesso que não sou muito boa com resenhas, ou melhor em escrever, mas tenho tentado melhorar e usar dicas como as suas.

    Já estou te seguindo.
    Beijos
    http://doceestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hum...adorei! Que postagem maravilhosa! Muitas pessoas tem dúvidas cruéis na hora de escrever uma resenha e você deu dicas valiosas.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Seu post foi muito valido pois existem algumas regrinhas basicas(no caso da resenha)que até nós blogueiros que escrevemos sempre esquecemos.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Liz!
    Ficou muito legal! Adorei como você expôs todos os pontos. Certinho! Tomara que muitas pessoas possam aprender com você.
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  21. Eu já vi muita resenha ruim também. Não gosto de fazer resenha, sou meio chata, prefiro deixar quem se interessar procurar, afinal tem um monte de resenhas boas por aí. Eu gosto de dizer o que eu achei ou algo do tipo, acho que funciona mais. Gostei da ideia desse post, compartilhar e ajudar formam o sentido dos blogs, rs. ;)

    ResponderExcluir
  22. UAU *-* O seu blog é lindo, as imagens do seu texto são românticas e doces e o conteúdo é sensacional!!! Muito obrigada pela visita no meu blog, costumo ser bem básica nas minhas resenhas mas quando me empolgo capricho mais ^^

    ResponderExcluir
  23. Oi Liz!! amei o post! de verdade! tô participando do amigo secreto dos blogueiros e vim aqui conhecer o teu cantinho :) eu acho que eu faço quase isso nas minhas resenhas haha não sei se faço tudo de uma forma crítica corretinha haha espero que sim! e quanto aos erros de português eu também dou o meu melhor e espero muito que o povo que me visita me avise caso tenha algum :D seu cantinho é lindo :) ahh te indiquei uma tag :)

    http://www.superbookaholic.com/2013/05/tag-alfabeto-literario.html
    beijos!

    ResponderExcluir
  24. Lindo seu blog!!! Não conhecia e passei a conhecer com o amigo secreto. Já estou te seguindo.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Amei essas dicas, vou tentar aproveitar para minhas resenhas :)
    Bem eu te achei pq estou fazendo uma visitinha e seguindo os blogs que estão participando, assim como eu, do Amigo Secreto Entre Blogs!! Que você ganhe um ótimo livro de presente e muitos mimos (kkkk)
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Amo muito o teu blog, sobretudo o nome asério, é muito apelativo e a estética e o conteúdo são ótimos. Muitos parabéns, segui claro, segues-me de volta?
    Se gostares claro (:
    http://chubby-buny.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  27. Eu mesma não sei fazer uma resenha, adorei as dicas, e vou tentar fazer uma.
    Beijos ♥

    DearItGirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Seu blog tá LINDOO! Amei tudo por aqui!!!
    Já to seguindo p nao perder de vista...kkk
    Axo que o mais legal qnd se vai fazer um texto é ser autêntico!...tá aí a chave p criar algo bem legal!!
    Beijocas!!!
    Fer,
    http://asaventurasdebilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Adoreeeeei o post! Me ajudou bastante. *-*
    Estou participando do amigo secreto também e vim dar uma visitinha!
    Beijoos.

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Amei o post, eu gostaria de fazer algumas resenhas literárias no meu blog mas não consigo aprofundar sem soltar (muitos) spoilers, vou tentar fazer assim.

    ResponderExcluir
  31. Adorei suas dicas, de verdade mesmo

    http://www.metadefutil.com/

    ResponderExcluir
  32. Eu gostei imenso das suas dicas! Eu geralmente costumo falar sobre séries/filmes ou livros no meu blogue mas não é bem resenha. Limito-me a dar a minha opinião e dizer se gostei ou não :)

    ResponderExcluir
  33. Adorei este post!
    Muitas pessoas deveriam seguir seu texto como roteiro.
    Já estamos seguindo e curtindo ;)
    bj
    www.facebook.com/pepperbijux
    www.pepperbijux.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Wooooooow, que design mais lindo. Ameeei *-*
    E adorei as dicas. Faz um tempinho que não escrevo uma resenha, to meio enferrujada :( rsrs.

    To visitando e seguindo os blogs participantes do amigo secreto de blogueiros! Meu último post foi uma tag, que indico pra todos vocês <3 Haha.

    Beeijos, Flá. { http://pequenascoisaas.blogspot.com.br/ }

    ResponderExcluir
  35. Olá!!
    Vim dar uma olhadinha no seu blog, pois estou participando do Amigo Secreto :) E me deparo com esse post que me ajudou bastante, pois tenho que escrever uma resenha para um trabalho acadêmico, o problema é que tenho que escrevê-la em inglês, então estou surtando hahaha
    Mas, adorei suas dicas, estava um pouco apreensiva de escrever e fazer errado, mas agora estou mais tranquila =)
    Já estou te seguindo conforme as normas do Amigo Secreto ^^
    Beijoos!
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oii, eu indiquei seu post lá no meu blog :D
    Aqui o link caso queira dar uma olhadinha http://www.november92.com/post/51825400580/follow-friday-o2 :)

    ResponderExcluir
  37. Eu tava buscando sobre dicas de como fazer resenhas (pois comecei a escrever algo sobre e queria saber se já não tinha algo como o que eu queria fazer) e acabei encontrando esse post. Parabéns pelas informações, muito boas.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. gostei muito das suas dicas, mais o problema é que não consigo de forma nenhuma expressar a minha opinião estou lendo uma livro pra fazer uma resenha mais não sei como posso expressar minha opinião

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita