1001 Filmes: 1# Santiago


Para começar o Projeto #1001 na categoria filmes, apresento-lhes o documentário Santiago. Ele foi um presente de uma professora do curso de Jornalismo, pedi a ela algumas sugestões de documentários e ela gravou este e outro para mim.

Santiago é um documentário brasileiro de João Moreira Salles, a obra tem um certo caráter auto biográfico. Se não me engano esse é o filme mais recente do diretor, embora as filmagens do primeiro projeto sejam de 1992, quando Santiago ainda vivia.
O documentário é todo em preto e branco com poucas cenas coloridas. Um ponto que achei positivo, senti que aproximou o espectador à característica realista que se propõe a obra.
Salles começa mostrando algumas imagens num porta retrato e logo em seguida alguns cômodos da sua antiga e luxuosa casa, agora abandonada. Ele viveu por lá com sua família até os 20 anos de idade.
O início basicamente explica a ideia original do documentário que foi abandonada 13 anos antes, enquanto filma vários cômodos vazios da casa, o próprio diretor narra alguns acontecimentos que se passaram no lugar e que remetem ao antigo mordomo  da família: Santiago.

É surpreendente quando descobrimos que o documentário é sobre a vida de um mordomo da família Salles. Inicialmente, percebo que o diretor queria apenas gravar os relatos de Santiago que se relacionavam a sua família e aos costumes da época. A intenção me parece a de relembrar algumas histórias e cenas da infância cuja presença de Santiago fora tão simbólica.
Anos depois, Salles percebe que muitos detalhes sobre a vida pessoal de Santiago foram ignorados nas gravações. Infelizmente, Santiago já estava morto nessa época, o que tornou impossível o acréscimo de mais cenas. O diretor decide narrar boa parte do enredo devido a essa falta, o que resulta um enredo auto biográfico também. A história de Santiago é também a história de vinte anos da vida de Salles.
Há alguns trechos interessantes e muito bonitos desse passado juvenil, como quando Salles ainda menino acorda no meio da noite e vê Santiago tocando piano vestido de gala. Ele indaga o porquê da roupa, Santiago responde: "por que é Bethoven, meu filho."
Dessa forma, não há dúvidas que a proposta do filme seja sensível e intimista, mas a forma de interação escolhida pela diretor não me agradou. Há muitas gravações de Santiago e ele é argentino, ou seja, ele só fala espanhol e muito rápido por sinal! O documentário não tinha a opção de legendas em português para as falas de Santiago o que o tornou difícil e cansativo.
Há alguns trechos que se alongaram demais e ficaram enfadonhos, como a cena em que Santiago é filmado fazendo uma dança parecida com a flamenca com as mãos. Salles se alongou demais nesses detalhes quando poderia ter trabalhado mais em outros como nas realizações e relatos pessoais do ex-mordomo que são bastante ricas. 
Gosto muito de documentários e indico este para pessoas pacientes, que gostam desse tipo de estória: que foca mais na narração do que no movimento do filme, ou mesmo que queiram treinar sua habilidade com a língua espanhola.
No geral, não gostei da maneira como o tema foi abordado, acho que faltou um certo tipo de cuidado com o espectador que, além de não estar familiarizado com a linguagem de Santiago (não só pelo idioma) também não estaria tão aberto às delongas e ao tipo de abordagem artística. 
Por isso, minha nota para o documentário de João Moreira Salles em uma de cinco, é um.

Trailer do filme:

18 comentários :

  1. O trailer é bem bonito, mas não assistiria ao filme, não tenho nem um pouco de paciência...rs

    :**

    Ps. Os biscoitinhos que você falou são os macarons?( http://www.laduree.fr/en/fabricant/produits/macarons ) Vou colocar uma receita lá no blog logo logo, mas eles são tão fáceis de fazer.. :S

    ResponderExcluir
  2. nossa, esse filme deve ser muito bom hein!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...parece um documentário interessante, mas pelo que vi a sua nota final foi baixíssima! Então não sei se vereia, como você disse...deveriam ter tido um cuidado maior com o espectador não familiarizado.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Paloma, mesmo sendo um presente não me agradou muito o conteúdo.

      Excluir
  4. Documentários assim, mechem muito a minha atenção! É interessante, por que as vezes, você sente a emoção de quem se retrata, e começa a sentir como se o persongem fosse você, ou como se você estivesse vivido tudo aquilo ao lado dele!
    Gostei muito de como resumiu o documentário!

    beijos ^^

    http://comalcooolico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu acho esses tipos de filmes bastante interessante,principalmente por relatar a história de um mordomo.

    Obs:Sobre a sombra marrom da Koloss ela não tem brilho,em relação ao preço
    fiz algumas buscas em lojas online de maquiagens e o preço varia
    entre R$5,30 até R$8,99.Mais compensa pagar um pouquinho a mais porque
    a qualidade é ótima!Qualquer duvida estou a disposição.

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Já vi este documentário, e gostei muito.
    Beijos ♥

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei de duas coisas: a ideia do projeto e ele ter começado com um documentário, por sinal super interessante. Eu gosto do ritmo que os documentários tem e o fato desse ser em preto e branco me interessou, acho que aproxima a gente da história, pois ficamos mais atentos aos detalhes que as cores nos tiram. Vou assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, que bom que gostou do projeto realmente começar com um documentário foi intencional pois acho que são resenhas meio "raras" na blogosfera

      Obrigada pela visita

      Excluir
  8. Já tinha ouvido falar, mas não tinha visto o trailer ainda. Parece bem interessante, vou procurar.

    ResponderExcluir
  9. Santiago é uma grande experiência cinematográfica, especialmente quando você se dá conta de que o filme não é sobre o Santiago e sim sobre o próprio João Moreira Salles - sobre sua inexperiência como diretor e como documentarista. Eu acho o filme sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhando por esse lado é um documentário bastante peculiar e sensível, acho que por isso eu esperava mais dele.

      Excluir
  10. Pelo Trailler o filme parece ser muito bom !! beijos
    http://baudetendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas fiquei bastante interessada!

    ResponderExcluir
  12. Eu não teria paciência pra assistir, não gosto de filmes/documentários desse gênero, ainda mais você falando que não recomendaria.. Gostei da sua opinião, bem sincera

    Beijinhos, Garota Inocente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, resenhas tem que ser tanto boas quanto ruins não é mesmo?
      Adorei a sinceridade falando que não teria paciência para assistir, adoro pessoas de opinião forte!

      Excluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita