Você realmente conhece os produtos que usa?

Resolvi escrever esse post depois de uma longa conversa com minha amiga e consultora da Mary Kay, Juliana. Fiquei intrigada a respeito da quantidade de metais pesados, em especial o chumbo, nas diversas maquiagens do mercado.

Querendo ou não isso é culpa das grandes indústrias e corporações que, visando apenas o lucro, não atualizam seus produtos. Sabemos que metais pesados como Chumbo, Mercúrio e Arsênio eram usados na antiguidade e causavam sérios riscos a saúde, os mais antigos indícios achados por arqueólogos datam do Egito Antigo, por volta de 3000 antes de Cristo, eram usadas sombras, batons e blush.

Sociedades antigas e modernas utilizavam especialmente o chumbo na maquiagem, o especialista Christian Amatore, químico da Ecole Normale Superieure, em Paris, afirma que “Chumbo e arsênico, entre outros metais, fazem lindos pigmentos de cor e como eles criam cores atraentes e você pode transformá-los em pó, faz muito sentido usá-los como corantes de pele”
Com o tempo além do surgimento de outros tipos de maquiagem a composição também evoluiu, hoje ainda existem marcas que extrapolam o nível de metais pesados em seus compostos e até incluem toxinas não autorizadas pela Anvisa. Os metais podem ser usados na maquiagem, mas dentro dos padrões mínimos, como acontece com o Formol nas escovas progressivas.
Mas será que esses padrões são realmente seguros? Não faz sentido algum, no meu ponto de vista, usar qualquer produto tóxico, não importa a quantidade. É viável incentivar pesquisas e buscar novas soluções, no entanto, por que algumas marcas insistem em usar esses compostos?

A resposta está sempre no bolso. Além de mais barato é uma questão cultural, não há regulamentação e incentivo adequado para as empresas se regularizarem. O ideal é evitar comprar maquiagens ou produtos de beleza baratos demais, com marcas desconhecidas e principalmente sem o selo da Anvisa! Produtos da China costumam desrespeitar os limites mínimos de toxinas e incluir vários compostos não autorizados.
O maior perigo está nos batons, sempre suspeite de batons que durem demais. Até pouco tempo eu usava um desses famosos batons verdes que mudam de cor, são baratinhos, já encontrei até por dois reais... Não passo nem perto mais, depois que resolvi pesquisar sobre a quantidade absurda de metais pesados que contém nessas maquiagens "do Paraguai" o dito cujo vai direto pro lixo hoje.

Um artigo chamado “A Poison Kiss: The Problem of Lead in Lipstick" traz um relatório de um teste com uma série de marcas de batons, a imagem está em inglês mas segue os títulos, respectivamente: produtos com níveis indetectáveis de chumbo, produtos com níveis detectáveis de chumbo porém abaixo do permitido pela FDA (uma espécie de Anvisa norte americana) e produtos com níveis detectáveis de chumbo acima do permitido pela FDA em alimentos.

O que pode ser feito? Simplesmente pesquise sobre o produto que você usa em casa, isso não vale só pras mulheres, homens também usam muitos produtos com toxinas e não sabem o mau que isso faz.
Para entender melhor, assista:


Fontes: Dra Daniella Spinato, dermatologista Especialista pela SBD e International Fellow da Universidade de Miami, Estados Unidos; Fabiana Thives, professora universitária nas graduações e pós-graduações da Cosmetologia e Estética e Design de Moda

3 comentários :

  1. Olá, vim para agradecer sua visita e dizer que no meu cantinho tem Novidades.
    Bjinhos, se cuida

    (desculpa pelo Ctrl C+Ctrl V, falta de tempo)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não sabia de nada disso o_o
    Foi uma ótima dica!!
    (meu blog mudou de nome, antes era Chuva de Luzes, obrigada pela atenção)
    http://ceudeoutubro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita