Há um bom tempo quero escrever sobre este assunto. Vejo que muitas pessoas na internet tem dificuldade de escrever uma resenha, seja ela de um produto, de um filme ou mesmo de um livro.
Alguns escrevem pouco mais que um parágrafo e dizem que é uma resenha, bem... não é.
Essa postagem não é para criticar, é claro que todo mundo é livre para escrever da maneira que bem entender, mas uma resenha crítica deve conter determinados elementos para ser considerada, de fato, uma resenha.
Além do mais, vamos combinar que aprender alguma coisa nunca é demais. Por isso, logo abaixo vocês irão encontrar algumas dicas para ajudar quem deseja aprender.
Se for um livro, notícia ou reportagem coloque os dados bibliográficos essenciais: como autor, editora, etc...

Escreva sobre o autor, diretor, marca de produto, etc
Não há necessidade de ser um texto longo, pode e deve ser bem curto. No caso de um autor escreva: quantos livros ele já publicou, se vendeu muito, se é seu primeiro livro e o que mais você considerar relevante. Se for copiar a descrição, por exemplo, no site da marca de um produto, é importante que você coloque entre aspas para mostrar que o texto não é de sua autoria.

Forneça ao leitor, em poucas linhas, todo o conteúdo do texto a ser resenhado, como em uma sinopse (qual o tema tratado? Qual o problema discutido pelo autor? Qual a posição defendida pelo autor para a solução desse problema? Quais os argumentos centrais ou complementares utilizados pelo autor para defender sua posição?).
Que tal enquadrar a obra – se for livro ou filme – em uma das escolas literárias (barroca, romântica, naturalista, realista, modernista ou contemporânea) ou mesmo falar rapidamente sobre a época da obra, se for algo de um tempo remoto ou que retrate uma época antiga, fale a respeito.
Isso também pode ser feito com uma resenha de produtos, há produtos que são clássicos e existem há décadas, que tal falar um pouco sobre isso?

No caso de um livro, escreva sobre a divisão dos capítulos, sobre o foco narrativo – personagens, ambiente, tempo, narrador. Se for um filme, você pode falar sobre alguns elementos peculiares como: imagem em preto e branco, narrativa linear ou não, se é um musical, etc

Para enriquecer seu conteúdo, você pode usar até cinco parágrafos para resumir do que se trata o tema central da sua resenha. É claro que não é uma boa ideia para sites e blogs se estender dessa forma numa postagem, mas pode ser colocada em prática em trabalhos acadêmicos e reportagens.

Se for resenhar um produto, por exemplo, não basta escrever somente o que o produto faz e como ele age, você deve narrar a sua opinião a respeito. Tudo isso deve ser dito depois de descrever o conteúdo e explicar do quê de fato se trata o tal produto.
Argumente contra ou a favor, dando explicações convincentes sobre cada opinião. Tente usar a opinião de outros críticos sobre o assunto (para isso, você terá de pesquisar em outras fontes. Para não ficar muito extenso, escreva mais ou menos assim: há quem afirme que o produto é maravilhoso, por isso, isso e isso. Há também aqueles que afirmam que ele causou alergias e não cumpriu o resultado prometido. Prefiro vê-lo como...).
A crítica (favorável ou contrária) não tem limites. Dê asas à sua imaginação sem esquecer de ser coerente com suas opiniões e explicar de forma clara os motivos dos seus argumentos. Afinal, serão eles que farão com que o leitor se decida se deseja ou não ler/assistir/comprar o objeto.

Escreva a que público se destina o objeto da resenha: a qual faixa etária, se vale a pena comprá-lo ou não.
Seja verdadeiro! Ter uma marca ou empresa como sua parceira não significa que você deva necessariamente gostar e recomendar tudo que ela te enviar.
Leitores desejam sinceridade para decidir se irão adquirir ou não determinado produto, dificilmente a marca também deseja que você dê falsos conselhos, não é bom para ninguém.

É muito desanimador ler qualquer coisa com erro ortográfico, mais grave ainda é errar o nome do objeto que está sendo resenhado. Preste atenção redobrada nessa dica!
Erros de português tiram muito a credibilidade do autor e, consequentemente, fazem o leitor se desinteressar pelo produto. Se você tem dificuldades com o português, baixe um programa corretor ortográfico ou escreva primeiro no Word para depois publicar em seu site.
Na próxima postagem farei uma resenha com algumas intervenções e dicas para ficar mais simples de visualizar na prática como escrever uma resenha crítica.
Qualquer dúvida, crítica, ou sugestão, sinta-se a vontade para entrar em contato através dos comentários abaixo.
Fonte: professora Marilza Verni Reis, graduada em Letras