Shrek sem faz de conta



e você já assistiu ao famoso filme Shrek, dificilmente imaginou que ele pode ter sido um homem real.
Maurice Tiller nasceu na Rússia em 1903, se mudou para a França após a morte prematura do seu pai e lá se estabeleceu como ator e poeta. De personalidade carismática e bem estudado, Maurice era muito culto. Chegou a aprender e falar fluentemente 14 idiomas diferentes ao longo da vida.

Aos 17 anos Tiller começou a manifestar sintomas de uma rara doença conhecida como acromegalia. O Doutor Drauzio Varela explica: "Acromegalia é uma doença crônica provocada por excesso de produção do hormônio do crescimento (GH) na vida adulta, fase em que as cartilagens de crescimento já estão fechadas. "


A doença causa um crescimento acelerado e descoordenado dos ossos do corpo. Por isso, Maurice passou por uma alteração estética enorme e muito sofrida, seu psicológico ficou muito abalado.
A forma do rapaz começou a assemelhar-se a um verdadeiro monstro, era constantemente vítima de preconceito nos lugares onde frequentava, sair em público já não era uma tarefa fácil.

Cansado de lutar contra a doença, Tiller resolveu que aprenderia a viver com ela. Mudou-se para os EUA e voltou a atuar, aceitou sua aparência ao interpretar personagens de horror, um deles foi o  "O Assustador Ogro dos Ringues" peça que marcaria sua vida para sempre.

Mais tarde, percebendo que sua forma grande também lhe fazia forte, começou a participar de campeonatos de luta livre e viu-se um lutador muito talentoso. Começou a ser chamado de "Anjo Francês", nome da sua personagem na peça "O Assustador Ogro dos Ringues", e o sucesso foi imediato. O Anjo Francês era aclamado por todos os fãs de luta da época.

Com o avanço da doença causando sérios problemas, Maurice largou a carreira e passou o resto da vida isolado em meio as suas leituras e partidas de xadrez. Percebendo o estado frágil do lutador, seu amigo Patrick Kelly sugeriu que ele fizesse uma máscara mortuária - um costume famoso na época.

A máscara de Maurice Tiller foi feita por Louis A. Linck, em 1950. Hoje encontra-se em meio a coleção do Museu Internacional de Ciência Cirúrgica, em Chicago.
Ele veio a falecer em 1954, aos 51 anos de idade, de complicações cardíacas ocasionadas pela acromegalia. Varela explica:
"Sem tratamento, portadores de acromegalia podem evoluir para uma forma grave da doença, em que surgem complicações e as taxas de mortalidade são altas. Presença de diabetes, de doença cardiovascular e de hipertensão são fatores agravantes do quadro."




 Como surgiu?
Acredita-se que o busto do Anjo Francês tenha sido a inspiração para o personagem Shrek, seu corpo e principalmente a cabeça, se assemelham muito a fisionomia de Maurice.
Apesar da dúvida ter sido levantada por inúmeros veículos midiáticos, a Dreamworks Animation nega ter se inspirado na imagem do lutador para a criação do famoso desenho animado. Será mesmo?

Confira abaixo algumas fotos e perceba a semelhança de Maurice Tiller e do Shrek:
 



Avisos

O Blog está passando por inúmeras mudanças, como vocês podem perceber as categorias mudaram, ganharam  ilustrações e foram simplificadas.
Essa é  nova coluna de História que estréia hoje, ela foi sugerida na página do Vitrô e ganhou vida por ter sido bem aceita. Espero que atenda as expectativas dos leitores que gostaram da ideia e de quem mais se interessar.
Sou a pessoa mais desorganizada deste mundo por isso não coloco dias da semana para as postagens mas prometo que farei o possível para manter a mesma quantidade de colunas.

19 comentários :

  1. nossa, nem saberia disso se não fosse você rs, realmente a semelhança é muito grande e tem um lutador de MMA brasileiro se não me engano que tem essa mesma doença ele tem até os mesmos traços de Tiller rsrsr. Mas enfim adoro o filme do shrek e o mais engraçado é o burro concerteza kkkkk :))

    ResponderExcluir
  2. Sabia que Shrek tinha um livro, mas nunca imaginei que tinha um de "verdade". Adorei essa nova coluna aqui no blog, muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Que belo post..amei conhecer a história desse homem e vê como parecido com um personagem de filme desenho animado.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  4. Se o nosso querido Shrek não foi inspirado em Maurice... Armaria, a coincidência é muito grande!! :O
    Gostei da sua coluna! Injeta um tiquin de cultura em seus leitores (Nózes! \o/) :D IUAHSIUASHAIUSUIASHUIAS

    Gata, eu indiquei seu post no Follow Friday do meu blog, viu?
    http://www.november92.com/post/54724230601/follow-friday-o5

    Besitos! *3*
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o Shrek foi inspirado numa pessoa real, não fazia sequer ideia.

    Eu vi uma reportagem à umas semanas sobre essa doença, isso é mesmo terrivel :s

    ResponderExcluir
  6. Duvido muito que não seja inspirado no lutador. Eles se parecem muito. Rosto e corpo. E fiquei besta, ele aprendeu a falar 14 idiomas?
    Aah, eu gostei muito dessa categoria. Eu amo história e acho incrível saber mais, como por exemplo, desse post.
    E eu simplesmente amei demais as categorias e as ilustrações. Seu blog cada dia mais lindo.
    beijos, Liz.

    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que loucura, não sabia disso, fiquei com um pouco de dózinha do Maurice :(

    ResponderExcluir
  8. eu acho q se inspirarão msm, vê a semelhança.. Fiquei com pena do homem :( haha' beijos (te enviei uma resposta em e-mail flor)

    http://smile-andlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!, Deus seja contigo, amiga essa historia muito boa e shrek quem não gosta, o seu blog é maravilhoso sucesso.
    Já estou te seguindo, Aguardo retribuição, Siga, twitter, instagram, fan Page, e o meu canal do you tube,Já estou te seguindo, Aguardo retribuição.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, mas é realmente muito parecido.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ia morrer sem saber disso, menina! Achei incrível a história dessa moço. Imagino o quanto ele sofreu de preconceito, mas ainda bem que ele superou e se aceitou como é. Todo mundo tem que ser assim, não importa o quanto doa. Se você se aceita primeiro, o outro aceita também. :) Enfim, adorei e acho que eles usaram sim ele como inspiração, mas ficam de mimimi. KKKKK

    Beijos,
    Monique Premazzi.

    ResponderExcluir
  12. Gente, que chique ! Não conhecia essa história, nem mesmo sabia que existia essa doença. O Shrek é bem parecido com ele mesmo, parece que usaram sim, ele como inspiração ! Adorei o novo quadro, bem diferente, primeira vez que vejo um desses em algum blog. Também sou muito desorganizada, não tenho dias certos para as postagens. xoxo
    fairiesdancing (.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que interessante e triste a história dele.
    E realmente o personagem ficou bem parecido com ele.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal!! Adorei de verdade esse post Liz, e tá na cara (literalmente), que o Shrek foi inspirado nele, fala sério, como é que eles tem coragem de negar?

    :***

    Ps. Adorei a ideia do creme de avelã!

    ResponderExcluir
  15. Super interessante!
    (:

    E eu ainda estou com dificuldade para classificar a maior parte dos posts, rs. Mas, devagar eu vou conseguindo, rs.

    beijo, beijo!

    Goiabasays

    ResponderExcluir
  16. Que interessante! Eles são muito parecidos :o

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  17. que legalllll, nuna tinha ouvido falar! que otimo ter uma coluna historica no blog :) ja vou seguir aqui, que lugar tão culto hahaha :)

    ResponderExcluir
  18. Essa história eu já tinha visto e achei a história de Tiller muito bonita, ele foi atras de um lugar onde as pessoas não o rejeitassem e é assim que tem que ser sem muito drama tem que ir correr atrás do melhor sempre!
    Liz você perguntou da fonte eu respondi, mas como sei que é dificil nos lembrar de voltar no Blog e ver a resposta eu trouxe aqui pra você rs a fonte é 'Jellyka BeesAntique Handwriting'
    Ah e posso perguntar uma coisa? Você faz as ilustrações do Blog em que programa eu estou usando o Inkscape recentemente, mas gostaria de saber como fazer desenhos como se fossem a lápis mesmo, parecidos com os seus, sabe?

    Beijos da Fe
    https://blogfernandafeijo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita