O bom samaritano do Facebook


Um certo dia,  olhando o feed de notícias do Facebook sem compromisso, me deparo com a foto dessa menininha adorável. Logo acima vinha a seguinte frase "Compartilhe se você acha essa criança linda!" Você também viu?
Com certeza se você já viu essa foto foi porque alguém compartilhou ou até porque você mesmo achou a neném linda e também o fez, não é verdade? Mas você já se perguntou o porquê de todas as pessoas estarem compartilhando essa foto? Você compartilhou por que gosta de crianças ou por que achou essa menininha em especial bonita?
O Facebook pode ser uma ótima ferramenta social, no entanto, as vezes as pessoas exageram e mascaram sentimentos próprios que embruteceram nosso passado social.

Você já se perguntou por que a foto é de uma menina negra? Você já viu alguma foto de um bebê branco com os mesmo dizeres?
A impressão que tive quando vi a foto foi de uma mensagem indireta, significa dizer o mesmo que "Ela é linda, apesar de negra."
Não escrevo pra causar polêmica, mas acho que muito do que é compartilhado no Facebook deveria ser pensado duas vezes. A modelo é linda, como todas as crianças são, independente do sexo ou da cor da pele, não é preciso que ninguém coloque isso no próprio perfil para afirmar pros outros ou para si próprio.
Aí você me diz: Poxa, sou negro(a) e compartilhei a foto, sou racista por acaso?
A questão não é o racismo, nem o passado terrível que a nossa história carrega devido a escravidão. O que quero dizer é que as pessoas prezam mais em aparentar solidariedade do que em serem solidárias de fato.

Outro exemplo que foge ao racismo é o da pequena Adalia, ela tem uma doença rara que a faz envelhecer precocemente. O caso emocionou muitos internautas pois o sonho de Adalia é ter cabelos, o que sua doença impede, por isso sua mãe raspou os seus para ela se sentir aceita.
Foi admirável a atitude dessa mãe, só uma mãe que tem um filho com uma doença incurável sabe o quanto deve ser difícil vê-lo sofrer por não se sentir aceito.
Quando o caso da menina que tem Progeria foi para a mídia e, obviamente para as redes sociais, as pessoas começaram a fazer o mesmo com a foto acima (e outras mais). Foram milhões de "Compartilhe se você acha ela linda!"

Adalia nasceu com um grave problema e provavelmente vai sofrer, como já está sofrendo, com sua aparência, poderá sofrer bullyng e até mesmo vir a ter depressão um dia. Ela está longe de ter o padrão de beleza das meninas de sua idade, no entanto, as pessoas tem a necessidade de mostrar as outras que a aceitam e a acham bela assim. Por que? Sabemos que isso não é verdade.
Essa frase é de uma publicação que um blog fez sobre a pequena: "(...) hoje venho falar-vos de uma menina muito especial que se chama Adalia. Não há muito a dizer sobre ela, apenas que é uma menina lindíssima, alias é perfeita."
A atitude da mãe de incentivar a pequena a se sentir bem consigo mesma é linda e digna de ser compartilhada sim! Mas isso não significar tentar mostrar algo que você não ache realmente, Adalia é uma criança que irá crescer muito por ter de se aceitar e tem a sorte de ter uma mãe que se provou tão sábia apoiando-a.

É fato que o espírito solidário do Facebook tem se excedido, casos como de Adalia são emocionantes mas não devem ser usados para provar quem é ou não bom samaritano. Essas crianças merecem respeito e mostrar que são diferentes e por isso belas, só reflete o quanto muitas pessoas ainda sentem dificuldade de aceitar o outro na sociedade. Escondem o estigma que sentem/criam com essas ações contraditórios e forçadas.
Não vou amar menos meu irmão se não compartilhar uma foto com os dizeres "Se você ama seu irmão compartilhe isso." A pessoa "de bem", imposta por essas publicações do Facebook, tem uma necessidade tão grande de provar-se que chega a perder sua própria personalidade. Chegamos realmente a pensar: Será que vão esperar que eu compartilhe? Será que vão me achar pior por que não encho minha linha do tempo com dizeres sobre espiritualidade?
O perfil do Facebook está se tornando cada vez mais "Quem devo ser" quando seu verdadeiro propósito é o de dizer "Quem sou."

7 comentários :

  1. Gostei, expôs a ideia de maneira organiza, clara e simples. Impressionante essa síndrome no politicamente correto, principalmente nas redes sociais. E são justamente esses que estão mais embutidos de preconceitos.

    ResponderExcluir
  2. Sim, concordo com você, é muito falso moralismo não da pra entender...

    ResponderExcluir
  3. Você está certíssima, já ouviu a frase, "__ Cão que ladra não morde"? Tipo, é mais ou menos isso, as pessoas admiram, clicam em curtir, compartilham, mas na real a maioria não faz nada, só estão realmente interessados em dizer; "__ Eu não tenho preconceito", e tudo acaba ficando só no mundo virtual. De fato eu posso dizer isso, pois realmente nunca compartilhei nada disso e quando faço alguma coisa para ajudar alguém, não á exponho.

    :**

    ResponderExcluir
  4. Sim você tocou num ponto muito bacana Carla, a exposição. Acho muito errado expor essas pessoas assim, ainda mais crianças. Foi o caso da menina que sofreu bullyng pela sobrancelha, tenho muita revolta com esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  5. Este texto é muito pertinente para repensarmos nossa postura diante das redes sociais como o face-book. Qual a distância daquilo que sou com a imagem que deixo registrada para os outros verem? Sim, concordo, isso não é solidariedade e nem compaixão. É antes de tudo, falso moralismo para aplacar o próprio sentimento de culpa porque, no fundo, não aceitam de verdade a diferença. Hipocrisia, piedade, projeções e pouco respeito na verdade. Boa oportunidade de reflexão que você nos proporcionou com este texto. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Concordo em tudo o que tu disse. As pessoas "estão" solidárias em redes sociais, e na hora de deixar uma pessoa de idade sentar-se no ônibus não é feito!

    ResponderExcluir
  7. Oi Liz! Bom, primeiro: adorei seu blog! Lindo e mega criativo.
    Segundo... Sobre a foto. Ótimo o post. Eu sempre comentei isso com o meu marido. Eu fico indignada imaginando como alguém compartilha uma foto dessa e jura que está fazendo uma boa ação. Deus! E eu já vi piores, como "compartilhe se você não tem preconceito", ou "compartilhe se você não é racista". Chocante. Ironicamente, não consigo imaginar nada mais preconceituoso. Enfim... No FB a gente vê de tudo!
    Bjos!

    ResponderExcluir

♥ Se for comentar evite "copia e cola" e comentários sem sentido, eles serão ignorados.
♥Reflita: Se você não se interessa em comentar algo que condiz com o conteúdo escrito, como posso me interessar em conhecer o seu?

Obrigada pela compreensão e pela visita